quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Entrevista com Fernanda Reche



A voz doce e suave de Fernanda Reche acompanhada dos acordes bem tocados de seu violão conquista na primeira entoada. Com um trabalho repleto de sentimento, a cantora de São Caetano do Sul, em São Paulo, encanta por suas letras sinceras que falam de amor, de coragem esbanjando sensibilidade e tem seu primeiro EP produzido por Rodrigo Tavares, ex-baixista da banda Fresno.

Como e quando começou a se interessar pela música?

Eu sempre fui uma "criança musical". Me pegava em frente ao rádio ou televisão sempre cantando ou fingindo que cantava, mas sempre fui muito tímida também. Eu me encontrava na música e era ali que queria ficar. Foi aí que aos 10 anos eu comecei a pegar o violão do meu irmão escondido enquanto ele ia para as aulas de contra-baixo dele. Tudo o que sei hoje aprendi sozinha, eu nunca fiz aula. Acredito que força de vontade e umas revistinhas de cifras de banca de jornal podem te ajudar (e muito), rs.

Fale um pouco sobre “Coragem”, seu primeiro EP. Pretende lançar também uma versão física?

Eu tenho muitas composições guardadas, algumas novas e outras bem antigas. Meu primeiro EP conta com uma faixa mais antiga intitulada "Quando a Noite Cai" e eu sempre quis gravá-la. Acredito que encaixou bem com o conceito "Coragem" que tentei passar.
"Coragem" foi a canção que escolhi pra me apresentar para o mundo - apesar de ter composições caseiras já publicadas por aí. Coragem nasceu de uma perda. Eu perdi meu avô, mas ganhei coragem pra continuar. E é isso que quero passar.
Sobre a versão física, pretendo fazer sim e muito em breve! Talvez antes do primeiro semestre acabar todos que quiserem ter um pouco de coragem em mãos, terão.

Recentemente você lançou o single “Quem foi você” em parceria com Rodrigo Tavares, ex-Fresno. Como surgiu e como tem se desenvolvido essa parceria?

Quem conviveu comigo durante um a boa parte da minha trajetória musical, sabe e sabe bem a importância que o Esteban tem nas minhas influências musicais.
Desde sua presença nos contra-baixos da banda Fresno, Tavares já tinha meu respeito e admiração.
O primeiro contato foi com o Marco Lafico, (que já produziu bandas e artistas com o Fresno, Esteban, Seu Jorge, Junior Lima, etc)
No primeiro momento já começamos a fazer a pré-produção de "Quem Foi Você". A melodia e letra são minhas, mas todos os instrumentos gravados na música ficaram por conta do Marco e do próprio Esteban. Eu sabia que estaria deixando a canção em boas mãos.
No dia da gravação das vozes, o Tavares topou humildemente cantar comigo e o resultado não poderia ter sido melhor.
As primeiras palavras do Marco quando começamos a pré-produção, foram : "Essa música é a cara dele!" E esse foi um dos motivos que decidi chamá-lo para uma participação
especial. Essa sem dúvidas será uma das experiências mais especiais que levarei no coração. E o que eu posso dizer é que não parou por aí!

Suas letras são sempre carregadas de sensibilidade. Qual seu processo de composição e que trabalhos lhe inspiram?

Seria clichê dizer que o que me inspira é a vida, mas eu não posso deixar de citá-la. A vida me inspira, as pessoas, os problemas, o riso, o choro, os animais, desenhos animados e se bobear até os extraterrestres me inspiram. Eu deixo a imaginação me levar.
Mas seguindo a linha "bandas/artistas que me influenciam e me inspiram", cito algo como: Incubus, Foo Fighters, Deftones, This Wild Life, City and Colour, Los Hermanos, Silva, Fernanda Takai, Esteban Tavares, Lucas Silveira, American Football e Raça Negra (sim, eu gosto muito!).

Qual a expectativa para o Festival Som de Bolso?

Será uma honra tocar com o Jéf - que inclusive já conhecia seu trabalho antes do Breakout Brasil - e com todos os outros artistas do festival. Estou bem animada e espero que gostem do que tenho pra mostrar pro mundo.



Nenhum comentário: